Sunday, March 16, 2014

Tudo sobre a lã


   A lã está presente em imensas peças do nosso armário, não é verdade? Como todos nós sabemos, este tecido é obtido através das ovelhas. No entanto, para a lã ser de boa qualidade, os fatores genéticos, ambientais, o solo e o clima, influenciam muito! Atualmente, a raça de merino é a mais cobiçada pois, a lã extraída é fina e suave.

  A lã pode ser classificada em 3 categorias, dependendo do seu tamanho:

Fina: O diâmetro é mínimo. É fácil de trabalhar e perfeita para tricotar, por isso, é a grande preferida das marcas de topo!

Média: Uma grande parte destas lãs é obtida pelo cruzamento de diferentes espécies de ovelhas. A raça corriedale é uma delas. Podem ser utilizadas no vestuário e no imobiliário.

Grosseira: Normalmente, as raças usadas têm uma dupla finalidade, produzir carne e lã. São lãs muito resistentes e com grande durabilidade. Os tapetes são o seu destino!



International Woolmark Prize

Curiosidades:

  • A Austrália e a Nova Zelândia são os maiores exportadores do mundo!
  • A lã das ovelhas também cresce a partir de um foliculo piloso. A gordura natural que está à sua superfície é removida mas, é reaproveitada para produzir lanolina. Esta, vai ajudar a produzir muitos cosméticos!


Vejam o vídeo da Woolmark que mostra a viagem da lã até ao seu destino final, as nossas roupas!






Fontes: Woolmark

No comments:

Post a Comment

Obrigada! A vossa opinião vale muito :)

Thanks! Your opinion means a lot :)