Wednesday, January 8, 2014

Acne? Dúvidas esclarecidas!


   O Style2Beauty escreveu um artigo para a Closet Magazine sobre a acne... Deixo-vos um excerto do texto. Se quiserem saber mais e ler o artigo completo, visitem http://www.closetmagazine.net/article/como-tratar-uma-pele-com-borbulhas!

    "Se acha que as borbulhas ou os pontos negros a perseguem, deixe o pessimismo de parte e siga estas dicas infalíveis. Para podermos perceber qual é a melhor forma de agir contra a acne, temos de compreender esta doença dermatológica. A acne afeta as unidades pilo-sebáceas da nossa pele que são formadas por um folículo piloso e uma glândula sebácea, responsável pelas secreções oleosas. Estas secreções ajudam a remover as células mais antigas, lubrificam e protegem da secura da pele. Quando tudo é secretado na dose certa, não há problema mas… quando se ultrapassa o limite e a quantidade certa transborda, aparecem as tais borbulhinhas. Mas porquê? Quando a secreção é em demasia, acumula-se, e a expulsão de impurezas, células mortas e bactérias fica comprometida. Assim se formam as borbulhas ou os pontos negros. Tipicamente, estas imperfeições surgem na zona T da face (queixo, nariz e testa), local onde as glândulas sebáceas estão em maior quantidade.
     A acne pode ter várias causas e ser de vários tipos. Alguns têm origem em distúrbios hormonais, outros, no Síndrome do ovário policístico, no stress, numa alimentação com predomínio de alimentos refinados e gorduras saturadas, cosméticos oclusivos, derivados do petróleo, grandes níveis de humidade e alguns fármacos como os esteróides. A radiação ultravioleta por um lado piora, provocando a hiperplasia das glândulas sebáceas, e por outro lado melhora, diminuindo a proliferação da bactéria P. acnes que muitas vezes está na origem da acne.
      O passo fundamental na manutenção e prevenção de uma pele sem acne é a limpeza. Limpe a pele com um sabonete de glicerina ou um gel próprio para peles oleosas, 1 ou 2 vezes por dia, mesmo depois de praticar exercício físico, mas atenção, não abuse nas lavagens já que em excesso pode agravar ainda mais. Depois da lavagem, aplique um tónico purificante e um creme próprio para as peles oleosas ou com tendência acneica. Existem vários cremes no mercado, específicos para cada preocupação. "


No comments:

Post a Comment

Obrigada! A vossa opinião vale muito :)

Thanks! Your opinion means a lot :)