Thursday, June 23, 2016

Mitos sobre o protetor solar

Olá lindas(os),

Deixei fluir o meu lado médico e escolhi 8 mitos que andam à volta do uso de protetor solar. 4 Mitos estão aqui e os outros 4 podem consultar na NiT. A ideia é esclarecer esses mitos e ajudar-vos a eliminar todas as vossas dúvidas!


Mito: Todos os protetores são iguais!

É preciso olhar com atenção para as embalagens porque os protetores solares não são todos iguais! Há 2 tipos de raios ultravioleta: UVA e UVB. Os UVB são os principais responsáveis pelo aparecimento de queimaduras solares e os UVA estão relacionados com o envelhecimento precoce da pele. Ambos, são um importante fator de risco para o desenvolvimento de vários tipos de cancro cutâneo. Os protetores solares chamados de "citadinos" normalmente não têm proteção solar UVA. O SPF é uma medida relacionada só com a proteção face aos UVB. Quando os protetores protegem contra os UVA, essa indicação está patente na embalagem. Uns, mostram um círculo à volta do UVA e outros colocam a indicação PA+. O PA+ diz-nos que tem uma proteção mínima contra os raios UVA, o PA+++ é o máximo que um produto pode atingir. Em caso de dúvida, podemos e devemos olhar para os ingredientes. O dioxybenzone, titanium dioxide e zinc oxide são alguns dos compostos utilizados que protegem contra ambos os raios UV.



Mito: Num dia enevoado, não preciso de usar protetor solar!

As nuvens não conseguem filtrar nem proteger-nos contra os raios ultravioleta, por isso, nestes dias, o protetor solar continua a ser muito importante. Falo por experiência própria! É que, antes, eu descuidava-me um pouco e aplicava menos protetor solar... Resultado? Os escaldões eram frequentes! Agora, já aprendi e aplico sempre a quantidade correta de protetor.



Mito: Os protetores solares em loção, creme, spray e stick protegem de forma diferente!

A textura e apresentação dos protetores solares não vai alterar a sua eficácia. O que interessa é que na composição se mantenham os mesmos ingredientes que protegem contra os raios UVA e UVB. Felizmente, hoje em dia há protetores solares para todos os gostos que não deixam a pele gordurosa nem esbranquiçada! O segredo está na evolução dos filtros usados. Há 2 tipos de filtros: químicos e físicos. Os físicos refletem a radiação e são os mais apontados como sendo os responsáveis por dar um aspeto esbranquiçado à nossa pele. Os químicos absorvem a radiação e, normalmente, não alteram o aspeto da nossa pele. Na maioria dos protetores que existem no mercado, há uma mistura destes filtros e as texturas são muitas! Desta forma, não interessa a apresentação ou a textura do protetor, o importante é estar recheado de bons filtros e nós gostarmos dele!



Mito: Os protetores solares nunca perdem a validade!

Todos os produtos de dermatocosmética e maquilhagem têm um tempo de vida. Nos protetores solares, como usam filtros, este tempo é ainda mais importante porque a eficácia vai começando a diminuir... Se usarmos um protetor solar fora da validade é muito provável que o nível de proteção não esteja de acordo com o que vem descrito na embalagem. Para sabermos se o nosso protetor ainda funciona, é só olhar para aquele símbolo que parece um frasco aberto que está na embalagem. Nesse símbolo, podemos observar o número de meses que o produto resiste, depois de aberto. Normalmente, os protetores solares sobrevivem entre os 12 e 24 meses.



Vejam mais mitos no artigo "8 verdades e mitos sobre o protetor solar" da NiT.


Gostaram? Ficaram com todas as dúvidas esclarecidas? :)


XOXO*

P.S.: Não se esqueçam que está a decorrer um passatempo com um novo protetor solar da Bioderma! :)

13 comments:

  1. Costumo usar mas não dessa marca

    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo

    ReplyDelete
  2. No ano passado usei sempre protetores da Cien e não podia ter ficado mais satisfeita! São baratinhos e a qualidade é fantástica.
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram

    ReplyDelete
  3. Gostei dos "esclarecimentos", são super úteis!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  4. Sabias de algumas coisas mas outras me supreenderam, não fazia a minima ideia.
    Bom post, beijinhos!

    https://missweetie.blogspot.pt/2016/06/essence-pure-skin-purifying-face-strips.html?showComment=1466691963316

    ReplyDelete
  5. Realmente esses mitos fazem parte do nosso quotidiano!
    segui o blog :)
    beijinhos

    http://riscos-e-rabiscos15.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  6. Amei o post... Muita coisa que precisamos saber mesmo! Muito bom!
    Um excelente final de semana =)
    Beijinhos,
    Carol Nagliati
    carolnagliati.blogspot.com

    ReplyDelete
  7. Por acaso são informações que já tinha desmistificado. Mas é sempre bom relembrar. Adoro protetores aerosol, tão prático!
    beijinhooos
    ​​
    ​​​​​​ Flowers and Lipsticks | Facebook | Instagram | Youtube

    ReplyDelete
  8. Óptimo post. Muito esclarecedor.
    Bj.
    aborboletamoderna.blogspot.pt

    ReplyDelete
  9. Eu apelo para o mais intenso! Gostei do post, esclarece bastante

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ReplyDelete
  10. ótimo post informativo, viu? Vale a pena fazer posts assim porque ninguém deixa de saber nada. Super legal sua ideia!
    Beijo

    tintoerose.blogspot.com

    ReplyDelete

Obrigada! A vossa opinião vale muito :)

Thanks! Your opinion means a lot :)