Tuesday, September 8, 2015

Desodorizantes Vs Anti-transpirantes

Olá lindas(os),

Se têm dúvidas e não conseguem distinguir estes dois cosméticos anti-odores, este artigo é para vocês!



Basicamente, o desodorizante ajuda a remover os maus odores causados pelo suor e o anti-transpirante procura impedir a excreção do suor. O triclozan - ingrediente encontrado nos desodorizantes - vai alterar o ambiente da axila, tornando-o mais salgado ou ácido, dificultando a sobrevivência das bactérias que vivem naturalmente na nossa pele, que consomem as excreções das nossas glândulas e que ajudam a libertar maus odores.

O alumínio é o principal ingrediente encontrado nos anti-transpirantes e vai impedir a produção de excreções pelas glândulas sudoríparas. Este, é muito controverso e já foi submetido a vários testes científicos para estudar a sua ligação ao cancro da mama, mas ainda não há resultados conclusivos sobre este assunto. A base desta desconfiança está no facto do alumínio poder interferir com a ação dos estrogénios. Estas hormonas já estão, desde há muito tempo, intimamente relacionadas com o cancro da mama. Por outro lado, o alumínio pode ser agressivo para a pele, em especial, as sensíveis, porque altera o pH para valores muito baixos. Mais recentemente, alguns estudos mostraram que os anti-transpirantes aumentam a quantidade de actinobactérias que pioram o odor corporal... (o que é um pouco contraditório!)

Resumindo: Apesar de ainda não estar nada 100% esclarecido em relação ao alumínio, eu prefiro sempre os desodorizantes. É verdade que são mais dificeis de encontrar e, frequentemente, são mais caros, mas fico sempre com algum receio quando compro anti-transpirantes. A ciência está sempre a evoluir... Talvez daqui a uns anos já tudo esteja esclarecido e não haja problema nenhum, mas, até lá, gosto de jogar pelo seguro!


E vocês? O que acham? :) 


XOXO*

4 comments:

  1. Nunca usei nenhum desses mas gostei do post
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia

    ReplyDelete
  2. Também já tinha essa ideia, mas não tão aprofunfada! Boa partilha! Pena é não haver tanta escolha, pois são mesmo difíceis de encontrar desodorizantes!
    Um beijinho
    Http://www.abreapestana.com

    ReplyDelete
  3. nem pensava na diferenca entre eles :p

    prefiro deodorants tbem!

    Pam xo/ Pam Scalfi♥

    ReplyDelete
  4. Eu também uso sempre desorizantes!!

    http://makeuptipsbybianca.blogspot.pt/

    ReplyDelete

Obrigada! A vossa opinião vale muito :)

Thanks! Your opinion means a lot :)