Tuesday, August 11, 2015

5 Soldados de Elite contra as borbulhas

Olá lindas(os),

Há muito tempo que não vos trazia um post inspirado nos conhecimentos que a medicina me tem dado... Se o monstrinho da acne vos persegue para todo o lado então, este artigo é mesmo para vocês! Hoje trago-vos 5 ingredientes importantes para o tratamento tópico da acne. Mas, antes de iniciarem qualquer tratamento, devem verificar se há algum fator que esteja a despoletar ou a piorar a acne como: cosméticos, produtos de cabelo, trauma mecânico, lavagem compulsiva e certos fármacos. Se a vossa acne for grave, se afetar muito a vossa qualidade de vida ou se estiver a piorar cada vez mais, devem consultar um dermatologista.

Imagem de www.thebeautyclosetblog.com



1 - Retinóides: São compostos muito semelhantes à vitamina A. Têm um efeito antibacteriano, uma grande influência na diferenciação celular e são capazes de destruir qualquer borbulha. No entanto, são ingredientes fotossensíveis e muito irritantes para a pele. Assim, devem pedir ajuda médica antes de os usarem.


2 - Antibióticos: Como a acne é causada por uma bactéria, a propionibacterium acnes, estes ingredientes também têm um papel relevante. Porém, podem causar resistência. Sinceramente, eu já experimentei estes tratamentos tópicos com antibióticos, mas, em mim, não resultaram.



3 - Peróxido de benzoílo: Tem uma ação antibacteriana e comedolítica. Os efeitos secundários passam pela irritação da pele, fototoxicidade e, até, descoloração da roupa. Ele vai atuar como uma espécie de esfoliante, aumentando a velocidade de renovação da pele e eliminando as bactérias. É muito importante acrescentar um bom protetor solar e preferir os meses mais frios para iniciar o tratamento.



4 - Ácido Salicílico: Ajuda a esfoliar, a destruir as bactérias e a tornar a pele mais fina. É dos ingredientes mais usados no mundo da cosmética para peles mistas/oleosas com tendência acneica. Basta procurarmos nas embalagens que facilmente encontramos este ácido por lá!



5 - Corticosteróides: São mais usados na acne com lesões nódulo-cisticas e em quelóides (cicatrizes de acne). Devem ser usados com muita precaução e durante pouco tempo porque um dos principais efeitos secundários é a atrofia da pele.





Gostaram? Já alguma vez usaram estes produtos?


XOXO*


2 comments:

  1. Já tive problemas com acne mas, felizmente, agora já tenho pouco :)
    Mas mesmo assim de vez em quando o acne lá me chateia. Gostei bastante dos produtos e do post, é muito útil para todos!

    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  2. r: também amava ir a Nova Iorque e LA! É mesmo um dos sonhos que tenho e espero que um dia se realize :p
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ReplyDelete

Obrigada! A vossa opinião vale muito :)

Thanks! Your opinion means a lot :)